sexta-feira, 27 de julho de 2012

Acne na adolescência

É um grande malvado, verdade. Mesmo nunca tendo sofrido deste mal (até agora) sei bem o que vocês, vítimas deste mal, passam.
Antes de mais quero que saibam que a maioria dos casos abranda aos 18 anos, acabando por desaparecer. Mas é óbvio que é um inimigo a combater. Armas prontas? Vamos a isto.

Porque é que temos acne?
Há varios fatores. O descontrolo hormonal que vivemos na adolescência e na puberdade é o principal. Claro que a qualidade da pele e o ritmo de vida também têm a sua influência, como a alimentação.

O que fazer?
* Higiene da pele: Lavar a cara com um esfoliante apropriado a peles oleosas e que combata os pontos negros e até as cicatrizes das borbulhas é o ideal. Devem fazer isto de manhã e à noite.
* Tonificar a pele: Um bom tónico que feche os poros que foram abertos durante a lavagem é essencial, até porque vai retirar restos de impurezas que podem ter ficado.
* Hidratar a pele: Um creme que equilibre a nossa oleosidade natural e que combata o acne é o ideal. Há uma vasta gama de cremes no mercado, mas o melhor, mesmo é falarem com o vosso dermatologista.

O que não fazer?
* Coçar a pele/borbulhas;
* Espremer as borbulhas, pontos brancos, pontos negros...
* Abusar de anti-sépticos;
* Usar muitos produtos;
* Expor-se ao sol.
* Evitar óleos;
* Evitar autobronzeadores.

Estas não são as soluções, como é óbvio. Um tratamento aconselhado pelo vosso dermatologista deve ser adequado ao vosso tipo de acne. No entanto, deixei-vos aqui conselhos que podem ajudar a melhorar a vossa situação. Se quiserem exemplos de produtos não hesitem em dizer.

1 comentário:

  1. Eu faço sempre o erro (espremer borbulhas e pontos negros).
    Não me queixo muito porque de acne tenho muito pouco, tenho sempre umas pequeninas e de vez em quando aparece uma grande, mas é naqueles dias piores ;)
    Já de pontos negros como tenho a pele muito oleosa é muito fácil de me aparecer :(

    http://imperfectm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar